A verdade sobre a nicotina

A nicotina é o que o prende aos cigarros. Vale a pena perceber como é que actua.

A nicotina é o que torna o cigarro agradável e viciante. É uma substância química que surge naturalmente da planta do tabaco. Quando se inala o fumo do cigarro, existe uma quantidade considerável que vai para os pulmões e que é transferida para o sangue – passando para o cérebro em poucos segundos. No cérebro, a nicotina provoca a libertação de outras substâncias químicas. São estas que dão uma sensação de prazer e que o relaxam por um curto período de tempo. A rápida chegada da nicotina ao cérebro provoca uma sensação de tontura e agitação.

Quando se é fumador durante um longo período de tempo, o cérebro cria dependência à nicotina. Ao fumar, inala-se nicotina dos cigarros e, com o passar do tempo, o cérebro cria novos receptores que são estimulados pela nicotina. Ao deixar de fumar, os receptores deixam de receber a nicotina que precisam e pedem mais – e esta é a razão pela qual se têm desejos incontroláveis de fumar e sintomas de abstinência, como irritabilidade e agitação que podem interferir com a sua força de vontade.

Existe o mito que a nicotina é a principal causadora de câncro e de outros problemas de saúde. A verdade é que, para além da nicotina, o cigarro contém mais de 4000 substâncias químicas das quais pelo menos 50 aumentam a probabilidade de ter câncro.

Esta é uma razão pela qual a nicotina pode ser utilizada na Terapia de Substituição Nicotínica. Neste tipo de tratamento, a nicotina dos cigarros é substituída pela nicotina dos medicamentos que é transmitida de outras formas, como por exemplo os sistemas transdérmicos.

É uma maneira segura de receber nicotina sem estar exposto às substâncias químicas presentes no fumo do tabaco. A nicotina da Terapia de Substituição Nicotínica ajuda-o a reduzir o desejo incontrolável de fumar até deixar de senti-lo. Ao longo do tempo irá reduzir a quantidade de TSN até parar.

A nicotina da TSN ajuda a lidar com o desejo incontrolável de fumar, sem estar exposto ás substâncias químicas presentes no fumo do tabaco.

Artigos relacionados

É como andar de bicicleta

Deixar de fumar pode ser como andar de bicicleta. É preciso prática e concentração enquanto se aprende, mas com o tempo ficará orgulhoso dos seus resultados.
Clique aqui para saber mais

Um verdadeiro tratamento anti-envelhecimento

Há poucos tratamentos anti-envelhecimento tão eficazes como deixar de fumar.
Clique aqui para saber mais

NiQuitin Menta

Saiba como enganar a seu próximo cigarro com NiQuitin Menta
Ver produto

Anúncio TV

Veja aqui a nossa campanha de televisão.

Ver anúncio TV

Conselhos

Pequenos conselhos para
conseguir deixar de fumar

Leia mais

Estatísticas relevantes

Todas as pessoas deixam de
fumar de maneira diferente.
Conheça os números impressionantes

Leia o artigo

NiQuitin Menta

NiQuitin Clear

Deixe de fumar, comece a poupar

Deixar de fumar pode trazer
enormes benefícios
financeiros.

Leia o artigo

X