Engane o seu desejo incontrolável de fumar

As Terapias de Substituição Nicotínicas podem ajudá-lo a lidar com a dependência física, mas ter alguns truques na manga poderão ser essenciais para afastá-lo da dependência psicológica.

O desejo incontrolável de fumar pode manifestar-se de duas maneiras. A primeira refere-se à dependência física da nicotina, causadora de efeitos secundários no seu corpo quando deixa de fumar. A Terapia de Substituição Nicotínica pode ajudá-lo nesta situação. Os medicamentos NiQuitin têm diferentes formas farmacêuticas, para que possa escolher o que melhor se adequa à sua situação.

Se já antes tentou deixar de fumar, sabe que o hábito de fumar é psicológico, por isso precisará ter alguns truques na manga. Se sente a falta de um cigarro na sua boca,  de segurar algo nas suas mãos, ou apenas do acto de socializar com outros fumadores, é útil encontrar algumas distracções que desviem a sua atenção por cerca de 15 minutos para não ceder à tentação. Aqui ficam algumas ideias.

Respire

Sente-se direito, relaxe e respire profundamente pelo nariz. Depois deite o ar pela boca enquanto conta até cinco. Respire assim por alguns minutos, se pensar em fumar um cigarro. Simples e eficaz.

Mantenha-se em forma

Se normalmente sai à rua para fumar um cigarro, opte por dar uma volta ao quarteirão durante alguns minutos. Poderá reparar em algumas coisas pela primeira vez.

Dedique-se à espiritualidade

Poderá ser uma boa altura para se dedicar à meditação. Para além de ser um bom método de auto-ajuda, pode ser praticada em qualquer local.

Não perca o contacto...

...com os seus amigos ou colegas de trabalho. Pode soar demasiado simples mas poderá ajudá-lo a quebrar a rotina e mantém-no afastado dos cigarros. Pode fazê-lo online actualizando a sua página de facebook ou twitter. Os seus amigos ficarão felizes por saber de si. 

Treine o seu cérebro...

...com centenas de jogos e aplicações disponíveis.
Se não tiver cuidado poderá distrair-se por mais de alguns minutos! Desafie-se a si mesmo, fazendo palavras cruzadas ou um jogo de sudoku: não só irá mantê-lo ocupado como ao mesmo tempo irá desenvolver o seu raciocínio.

Compras compras compras

Organize semanalmente a sua lista de supermercado ou compre um livro ou um DVD novo. Peça para lhe trazerem as compras a casa, assim não terá de preocupar-se em ir buscá-las e deste modo não se sentirá tentado a comprar cigarros.

Compre um presente

Para um amigo cujo aniversário esteja quase a chegar.

Navegue online

Tire proveito da quantidade de informação disponível online, encontrando a resposta a algo que sempre desejou saber.

Mantenha-se actualizado

Lendo a primeira página do seu jornal favorito, online ou da maneira tradicional.

Planeie uma ida ao cinema

Vendo os últimos traillers online.

Mantenha-se atento

Há podcasts, livros áudio, programas de rádio e dowloads de músicas disponíveis que poderão distraí-lo por alguns minutos.

Encontre um livro com poucos capítulos

e leia apenas um, que o distraía do desejo incontrolável de fumar.
Em alternativa, pode ler uma banda desenhada ou uma revista.

Planeie algo entusiasmante

Entusiasme-se com umas férias que quer fazer há muito tempo, com um casamento ou um aniversário que esteja quase aí.

Banco

Verifique o seu saldo online, organize os seus pagamentos ou simplesmente veja quanto é que poupa por não comprar cigarros.

Faça uma lista

De coisas que necessita de se lembrar – listas de compras, lembretes, listas de convidados para uma festa… Pode ser uma boa distracção.

Trabalhe

Sem cigarros poderá concentrar-se melhor nas tarefas do dia-a-dia, mantendo-se mais tempo ocupado.

Coma  e beba as coisas certas

Beba mais água, faça um chá de ervas, coma fruta, nozes ou sementes.

Trate de si

Não faz mal ceder a alguns caprichos. Se gosta de chocolate, coma uma ou duas vezes por semana, que não lhe fará mal e poderá impedi-lo de fumar alguns cigarros.

Estes são apenas alguns exemplos do que poderá distraí-lo da sua ligação psicológica com os cigarros. É uma questão muito pessoal e não existe uma maneira certa ou errada de fazê-lo.

Ter alguns truques na manga para afastá-lo dos seus desejos psicológicos incontroláveis de fumar pode ser tão importante como lidar com a dependência física da nicotina.

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