Os amigos ajudam os amigos a deixar de fumar

Se conhece alguém que está a tentar deixar de fumar, porque não ajudar?  Pequenas atitudes podem marcar a diferença.

Não é fácil deixar de fumar. Por isso, se conhece alguém que está a tentar, porque não ajudar? Se já foi um fumador e conseguiu deixar de fumar, poderá partilhar da sua experiência e dar bons conselhos. Mesmo não tendo passado por essa experiência, poderá ajudar um amigo que esteja neste processo. Aqui estão alguns conselhos que poderão ajudar:

Ponha-se a par do assunto

É bom saber mais acerca do tabagismo e do processo de deixar de fumar. Quanto mais souber sobre o assunto, melhor preparado estará para enfrentar este processo. Existe muita informação disponível no site sobre o assunto.

Oiça com atenção

Deixar de fumar é uma opção pessoal. Por isso torna-se importante saber quais as razões, expectativas e preocupações de quem está disposto a fazê-lo. Sabendo, poderá ajudar da melhor maneira.

Ajude-os a comprometer-se

Algumas pessoas acham motivador gravar a sua promessa quando pensam em deixar de fumar. Mais tarde, poderão precisar de ouvi-la.
É importante que não os deixe desmotivar nesta fase e que lhes dê todo apoio para gravar a promessa.

Dê-lhes todo o seu apoio

É fácil substimar a importância do incentivo quando se está a deixar de fumar. Niguém gosta de sentir-se culpado pelo que faz. Pelo contrário, deverá dar todo o apoio e incentivo possível. Para quem se sente apoiado e incentivado, será muito mais fácil deixar de fumar. Relembre-lhes todos os benefícios de deixar de fumar.

Distraia-os

Uma boa conversa, exercícios de relaxamento, ou um passeio podem ser uma boa opção para o mantê-los distraídos e afastados dos cigarros.

Mantenha-os activos

Muitas pessoas descobrem que um estilo de vida mais saúdavel mantêm-nas afastadas do cigarro. Porque não experimentar um desporto ou dar uma corrida? Ao fazê-lo irá não só ajudar os seus amigos como também a si mesmo.

Não os deixe cair em tentação

Tente evitar locais propícios a fumar. Sugira como alternativa uma ida ao cinema, ao futebol ou mesmo um jantar.

Prepare-se para uma recaída

Fumar um cigarro não é o fim do mundo. Deverá disponibilizar todo o apoio possível nestas situações, encorajando-os. Ter uma recaida não significa que está tudo perdido, nem é uma razão para voltar a fumar outra vez. Relembre-lhes o compromisso que fizeram e as causas que os levaram a querer deixar de fumar.

Recompense-os

É importante celebrar as pequenas vitórias alcançadas. Se já não fumarem há uma semana, leve-os a jantar. Passado um mês, ao spa ou ao futebol. É muito importante encorajá-los e dar-lhes uma motivação extra.

Deixe de fumar também

Se é fumador, porque não aproveitar esta oportunidade para também deixar de fumar? Terá a oportunidade de partilhar experiências, usufruir do apoio, fazendo com que se sinta motivado.

 

Deixar de fumar não é fácil. Se tem um amigo ou um familiar que está a tentar deixar de fumar ajude-o ao máximo. Poderá fazer toda a diferença.

Artigos relacionados

Vai constituir família brevemente?

Deixar de fumar antes de engravidar pode ter imensos benefícios tanto para si como para o seu futuro bébé.
Clique aqui para saber mais

A quem vai ligar?

Em alturas de pânico deverá ter os seus amigos e familiares alerta, caso precise de ajuda.
Clique aqui para saber mais

NiQuitin Menta

Saiba como enganar a seu próximo cigarro com NiQuitin Menta
Ver produto

Anúncio TV

Veja aqui a nossa campanha de televisão.

Ver anúncio TV

Conselhos

Pequenos conselhos para
conseguir deixar de fumar

Leia mais

Estatísticas relevantes

Todas as pessoas deixam de
fumar de maneira diferente.
Conheça os números impressionantes

Leia o artigo

NiQuitin Menta

NiQuitin Clear

Deixe de fumar, comece a poupar

Deixar de fumar pode trazer
enormes benefícios
financeiros.

Leia o artigo

X